Nesta semana, o Diário do Comércio analisou os impactos da reforma tributária nas relações de trabalho, especialmente no debate entre contratações via CLT ou por meio de pessoas jurídicas. A reportagem destaca que o novo IVA dual (IBS e CBS), ao permitir a geração de créditos na contratação de PJs, pode influenciar as decisões das empresas, mas também ressalta os riscos envolvidos, como a tributação de dividendos, as incertezas sobre as alíquotas finais e o julgamento em curso no STF sobre a validade da pejotização e a competência da Justiça do Trabalho.
Na matéria, o presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos, alerta que, embora a possibilidade de créditos tributários torne a contratação de PJs mais atrativa, é fundamental avaliar com cautela os riscos trabalhistas e tributários, já que contratos considerados irregulares podem resultar tanto no reconhecimento de vínculo quanto na perda dos créditos.
Leia a íntegra da matéria no Diário do Comércio e aprofunde-se nesse tema que impacta diretamente o ambiente de negócios.
Acesse o Link: https://sl1nk.com/VbZ0u
Publicado em: 22/01/2026