Morosidade no e-Social: Sescon-SP reforça urgência de soluções

O Sescon-SP se une à FENACON na preocupação com a morosidade excessiva no envio de arquivos ao eSocial, especialmente nos processos relacionados à folha de pagamento das empresas. A instabilidade no sistema tem impactado diretamente a rotina das empresas contábeis, comprometendo a segurança jurídica das empresas e dificultando o cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Desde o início do ano, têm sido recorrentes os relatos de atrasos significativos na transmissão de eventos como remuneração (S1200), pagamento (S1210) e fechamento da folha (S1299), com arquivos que permanecem por longos períodos “EM PROCESSAMENTO”. Diante desse cenário, muitas empresas contábeis têm sido obrigados a adaptar suas rotinas e estender a jornada de trabalho para minimizar os impactos dessa lentidão.

Acreditamos que a digitalização dos processos deve servir para facilitar, e não dificultar, a conformidade fiscal e trabalhista das empresas. Por isso, apoiamos integralmente o pleito da FENACON e reforçamos a necessidade de providências urgentes por parte da Receita Federal para solucionar o problema.

O Sescon-SP segue acompanhando a situação e também está em contato com a Receita Federal em São Paulo para reforçar esse pleito.

Publicado em: 21/03/2025

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1