Sescon-SP Participa no Congresso Nacional de Homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade e Celebração dos 80 Anos da Regulamentação da Profissão no Brasil

O Presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos, e o Vice-Presidente Institucional, Jorge Segeti, participaram nesta segunda-feira, 11 de maio, em Brasília, da Sessão Solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade e aos 80 anos da regulamentação da profissão contábil no Brasil e da criação do Sistema CFC/CRCs.

Realizada no plenário do Senado Federal, a solenidade reuniu autoridades públicas, lideranças representativas, empresários e profissionais da contabilidade de todas as regiões do país.

A mesa da sessão foi composta pelos senadores Izalci Lucas e Laércio Oliveira, pelo presidente do CFC, Joaquim Bezerra, e pelos presidentes da Fenacon, Daniel Coêlho, do Ibracon, Sebastian Soares, e da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Durante os pronunciamentos, lideranças destacaram o papel estratégico da contabilidade em temas como reforma tributária, transformação digital, inteligência artificial, ética, responsabilidade fiscal e fortalecimento do ambiente de negócios. Também foi ressaltada a importância dos profissionais da contabilidade no apoio às empresas, à gestão pública e à segurança das informações que sustentam decisões econômicas e institucionais.

A programação em Brasília também contou com a inauguração da exposição “80 Anos da Regulamentação da Profissão Contábil no Brasil”, instalada na Praça das Abelhas, no Senado Federal. A mostra reúne documentos históricos, publicações, máquinas e calculadoras antigas que retratam a evolução da profissão contábil desde a criação do Sistema CFC/CRCs, em 1946, além de destacar a contribuição da contabilidade para a transparência, a segurança jurídica, a responsabilidade fiscal e o desenvolvimento econômico do país.

Publicado em: 11/05/2026

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1