Sescon-SP Projeta Impactos da Reforma Tributária, Comércio e Serviços a Lideranças Setoriais na ACSP

Nesta sexta-feira, 26 de julho, o presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos, apresentou a lideranças de diversos setores uma análise sobre a reforma tributária sobre o consumo e os impactos práticos das mudanças que terão início em pouco mais de cinco meses. O encontro foi realizado no Conselho de Orientação e Serviços (COS) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e conduzido pelo coordenador Humberto Gouveia, em formato híbrido.

Durante a apresentação, Antonio Carlos destacou que a expectativa é de que o novo sistema traga avanços em unificação e simplificação tributária. Contudo, a coexistência de dois regimes durante um período de transição superior a sete anos trará também grandes desafios, exigindo das empresas constante adaptação e acompanhamento próximo das mudanças.

O presidente do Sescon-SP apresentou ainda cálculos e simulações para indústria, comércio e serviços, mostrando como a redistribuição da carga tributária pode afetar cada segmento e evidenciando a importância de planejamento estratégico. Em sua fala, detalhou pontos estruturantes da reforma, como o split payment, o cashback e o impacto das mudanças no Simples Nacional, que poderá afetar a competitividade de muitas pequenas empresas.

O presidente reforçou ainda que a contabilidade será protagonista nesse processo, guiando empresas para compreenderem as mudanças, tomarem decisões estratégicas, manterem a competitividade e superarem os desafios que acompanharão a implementação do novo sistema tributário.

Pela Aescon-SP, também participaram o Vice-Presidente, Benedicto David Filho, e o Conselheiro Fiscal, Carlos Alberto Baptistão.

Publicado em: 25/07/2025

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1