FAKE NEWS: Receita Federal Não Vai Notificar Adultos Que Moram Com Os Pais Em 2026

Tem circulado nas redes sociais a informação de que adultos que moram com os pais seriam notificados pela Receita Federal a partir de 2026. Essa notícia é falsa.

O que realmente acontecerá é a implantação de um novo sistema de cruzamento de dados de imóveis, oficializado pela Instrução Normativa 2.275/2025, que torna obrigatória a participação de cartórios e registros no Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter) e adota o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) como identificador único de imóveis no país.

A medida permitirá integrar dados de municípios, cartórios e Receita, aumentando a precisão da fiscalização, fortalecendo a cobrança de tributos como IPTU e ITBI e promovendo a atualização mais frequente dos valores venais dos imóveis, alinhados ao valor de mercado. Isso pode resultar em aumento de imposto para os contribuintes e também impactar o ITCMD, que terá alíquotas progressivas, onerando mais quem receber bens de maior valor.

Apesar dessas mudanças, a Receita Federal esclareceu em nota oficial que não existe qualquer previsão de notificação para filhos que residem em imóveis dos pais. O alvo da fiscalização são os proprietários que não declaram o recebimento de aluguel e os inquilinos que deixam de informar os valores pagos na declaração do Imposto de Renda, conforme prevê o artigo 975 do Regulamento do IR.

O Sescon-SP alerta seus representados para que fiquem atentos às mudanças, mas também para não compartilharem informações falsas.

Publicado em: 22/09/2025

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1