O presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos, explicou os impactos do Split Payment durante o 18º Simpósio do SINFAC-SP e 5º Congresso da ABRAFESC, realizado nesta sexta-feira, 7 de novembro, em São Paulo.
Ao lado da assessora jurídica da FecomercioSP, Sarina Manata, Antonio Carlos explicou que o Split Payment é uma das principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária sobre o consumo e prevê o recolhimento automático dos tributos no momento do pagamento de bens e serviços. O modelo, que entrará em vigor em 2027, começará a ser aplicado nas operações entre empresas (business to business) e contará com a atuação das instituições financeiras na destinação dos valores aos cofres públicos.
O presidente do Sescon-SP também destacou que o novo sistema exigirá atenção redobrada das empresas e dos profissionais da contabilidade, especialmente quanto à gestão de fluxo de caixa e planejamento financeiro, já que o recolhimento passará a ocorrer de forma imediata e automática. Ele reforçou que o Split Payment representa uma mudança estrutural na relação entre contribuinte e Fisco, com impactos diretos na rotina operacional das empresas.
Também estiveram presentes os Vice-Presidentes Institucionais do Sescon-SP e da Aescon-SP, Jorge Segeti e Benedicto David Filho, e os diretores Gildo Freire de Araújo, Waldineia Santana e Júlio César Lopes.
Promovido pelo SINFAC-SP em parceria com a ABRAFESC, sob presidência de Hamilton de Brito Jr., o evento reuniu representantes do setor de fomento comercial, empresários, juristas e especialistas tributários para debater as principais pautas econômicas e regulatórias que impactam o ambiente de negócios.
Publicado em: 07/11/2025