A menos de dois meses do início da reforma tributária, o tema segue mobilizando entidades empresariais e especialistas. Com esse foco, o Conselho de Assuntos Tributários da FecomercioSP realizou, nesta quarta-feira, 12 de novembro, uma reunião para debater as questões práticas que envolvem a preparação tecnológica das empresas para 2026, primeiro ano de transição.
Na ocasião, o Presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos, destacou que as mudanças exigirão das empresas um esforço inédito de adaptação operacional e contábil. Ele refletiu sobre a convivência entre o regime de competência e o de caixa trazida pela implantação do split payment. Segundo ele, esse cenário exigirá ajustes nos sistemas de gestão e uma reavaliação das rotinas fiscais e contábeis, para garantir conformidade sem comprometer a eficiência das operações. Segundo ele, o momento é de atenção e de trabalho conjunto entre o setor público e o setor produtivo, a fim de transformar a complexidade da transição em um processo de aprendizado e evolução para o país.
O encontro foi moderado pelo presidente do CAT, Márcio Olívio Fernandes da Costa, e contou com as palestras do gerente de projetos e subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal do Brasil, e Fernando Mombelli, e do Presidente da Afrac, Edgard de Castro.
Participaram também dos debates o assessor jurídico da AFRAC, Halim José Abud Neto, e o superintendente adjunto da Receita Federal em São Paulo, Vicente Battista Jr.
O Vice-Presidente Institucional da Aescon-SP, Benedicto David Filho, e o diretor do Sescon-SP, Gildo Freire de Araújo, também estiveram presentes.
Publicado em: 13/11/2025