A importância da parceria contábil durante a pandemia

Há luz no final do túnel para os empreendedores durante essa pandemia? Acreditamos que sim! E a solução para manter os negócios ativos durante a crise passa pela boa gestão financeira. A parceria contábil na pandemia pode ajudar a reerguer seu negócio.

O momento ainda é delicado e pede cautela. Mas, gradativamente o comércio está retomando as atividades, os empreendimentos voltando a crescer e os resultados começam a aparecer, dando um ar de alívio para os empresários. 

Mesmo quando o cenário é favorável, é necessário ter cuidado e prezar pela boa gestão. E é aí que ter um contador – você – pode ajudar.

Por que a parceria contábil na pandemia é importante?

É preciso educar, estar presente e garantir que seus clientes saibam qual é o seu papel. Como contador, você deve aplicar a ciência contábil na sua totalidade, o que significa ir além de gerar guias e cumprir obrigações. Quanto mais seus clientes

Negócios estão falindo justamente por conta de problemas administrativos. Portanto, a gestão contábil nunca se fez tão importante para os empresários. A questão é que muitos dos empresários que estão quebrando não sabem que podem contar com a ajuda do contador para cuidar desses problemas.

Então, o contador precisa saber se posicionar e tornar-se um alicerce na gestão dos clientes, mostrando que, além de cuidar das obrigações rotineiras, também age de forma estratégica, evitando que os empresários tomem decisões precipitadas.

Além disso, de um ponto de vista de retomada de atividades, a contabilidade se mostra como um importante aliado. O empresário precisa conhecer os riscos e oportunidades inerentes às suas atividades nesse momento tão delicado, e o contador, com sua experiência e expertise, consegue transmitir essas informações com clareza e percepção do que cabe e não cabe no cenário atual.

Como você pode ajudar o seu cliente?

Como reforçamos anteriormente, o papel da contabilidade vai muito além da resolução de questões tributárias e fornecimento de relatórios. É fundamental que o setor contábil adote uma postura consultiva, de importante destaque nas tomadas de decisões.

Esse era um caminho que o setor já estava trilhando antes de começar a pandemia. Agora, essa postura é urgente e extremamente necessária. 

Se o seu cliente está com diversos problemas, você pode ajudar ele com dicas essenciais. Lembre-se que você tem mais conhecimento administrativo do que ele, então sabe como manter um negócio, seja ele físico ou online.

Avalie a situação administrativa, ajude-o a manter as finanças em dia. Oriente sobre corte de gastos e possibilidade de levar o negócio para a internet. Faça um planejamento financeiro.

Essas são algumas pequenas coisas que você pode fazer sendo a parceria contábil na pandemia do seu cliente.

Lembre-se que acima de tudo, você deve zelar pelo equilíbrio econômico do seu cliente, fazendo com que ele entenda do mais simples até o mais complexo.

Parceria contábil na pandemia: foco nos resultados

Além da crise financeira, estamos vivendo uma situação inusitada para a maioria da população. É normal ver empreendedores desesperados, agindo por impulso e sem planejamento. É por esse motivo que você deve estar ali.

Ajude-os nas melhores decisões, avalie a real necessidade de pegar empréstimos que não vai pagar. Foque na retomada das vendas e nas medidas de curto prazo.

Ninguém quer falir. Muitas vezes a pessoa precisa só de um empurrãozinho para sair da crise. E você, contador, pode ser esse empurrãozinho.

Compreenda seu papel de importância como consultor contábil e estabeleça confiança para ser ouvido. Apresente o melhor caminho para o sucesso financeiro.

Uma bem sucedida parceria contábil na pandemia é um verdadeiro case de sucesso!

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1