Contabilidade na Pandemia – onde você deve focar seus esforços?

Que ações promovem um melhor desempenho para contadores durante a pandemia? Que lições podem ser tiradas desse período e o que deve se tornar uma prática comum no escritório?

Hoje convidamos você a buscar essas e outras respostas conosco!

A pandemia do novo coronavírus ressignificou muita coisa para os empresários do mundo todo. No Brasil, um dos pontos principais é a importância da contabilidade, algo que já discutimos aqui anteriormente.

Mas, além de trabalhar melhor sua própria comunicação para garantir que seus clientes entendam a importância do trabalho da contabilidade, o contador precisa saber onde focar seus esforços e o que gera mais proximidade com seus clientes. Afinal, mantê-los será fundamental, e quando tudo isso passar, terá histórias de sucesso para contar.

Onde o contador deve focar seus esforços durante a pandemia?

Com as medidas mais restritivas, especialmente no ano passado e no início deste ano, os contadores tiveram que se adaptar e encontrar maneiras de continuar trabalhando, sem perder a qualidade dos seus serviços, mesmo que à distância. A situação pegou a todos de surpresa no ano passado, e os escritórios mais bem preparados conseguiram se manter relativamente tranquilos em meio a tantas mudanças. Já os que não tinham estrutura para uma mudança rápida, encontraram mais desafios.

Adaptabilidade

Agora, em 2021, a situação traz um misto de esperança e temor. A perspectiva é de que as coisas comecem a melhorar. Mesmo assim, é preciso pensar como se tudo fosse permanecer do jeito que está, senão piorar. Não é uma questão de ser pessimista, mas de estar pronto para todos os cenários e garantir que seu escritório contábil continue firme e forte, tanto para você e sua equipe quanto para seus clientes.

Veja, um dos propósitos da contabilidade é garantir tranquilidade aos clientes. Previsibilidade, saúde financeira e contábil. Seu escritório precisa trabalhar com a antecipação de cenários possíveis, gestão de riscos e o que mais for possível para manter a estabilidade do negócio. Para isso, é necessário avaliar a situação da empresa, as ameaças, gargalos e, se necessário, adequar processos.

Digitalização

O processo de digitalização das contabilidades é algo real e que vem sendo muito discutido há anos. Alguns acham isso excelente, enquanto contadores mais tradicionais podem oferecer alguma resistência. Seja como for, o tão falado futuro da contabilidade já está entre nós, e é preciso se adaptar a ele.

A pandemia provou que o contador deve focar seus esforços também nas frentes digitais. Ter tecnologia e expertise para atender à distância é fundamental para fechar novos negócios e manter uma boa relação com clientes atuais, mesmo que o mundo lá fora esteja um caos.

Vale destacar que isso não significa que sua contabilidade se tornará online ou digital. Basta ter as ferramentas e a disponibilidade para atender de forma remota diante de qualquer situação.

Relacionamento com o cliente

Diante de uma rotina comum, é bem fácil entrar no piloto automático e fazer o que você faz de melhor. Contudo, vale a pena analisar a situação e entender o quão satisfeitos estão os seus clientes.

A pandemia obrigou prestadores de serviços e clientes a conversarem mais entre si, negociarem prazos, preços e outros elementos indispensáveis para o trabalho. Agora é a hora de manter essa relação estreita, entender as reais necessidades do cliente naquele momento e mostrar que a contabilidade é mais que uma obrigação e números, é um serviço feito de pessoas para pessoas, com foco na gestão e na colaboração humana.

Automatização das rotinas

Pegando um gancho com o ponto acima, você precisará de mais tempo para pensar e agir de forma estratégica. Isso não é possível ao trabalhar no piloto automático e cuidar de dezenas, senão centenas de obrigações rotineiras.

Por isso, vale a pena investir cada vez mais na automatização de processos. Mas, para chegar lá, é preciso conhecer a realidade do seu escritório contábil, redesenhar o fluxo de trabalho e garantir que ele funcione sem maiores gargalos, como já dito lá em cima. Assim, você abre caminho para uma nova maneira de trabalhar: mais ágil, precisa e estratégica.

Vale destacar que essa mudança não acontece da noite para o dia. Não é fácil, e você não conseguirá por conta própria. Sua equipe será fundamental nesse processo, bem como o apoio de especialistas e ferramentas pensadas para o contador.

União

A contabilidade pode ser bastante competitiva, às vezes. Mas, diante das adversidades, vimos alguns escritórios contábeis trocando dicas e trabalhando de forma colaborativa, a fim de ajudar uns aos outros a superar momentos difíceis, compartilhar anseios e até frustrações.

Fica a expectativa de que essa união permaneça após o fim da pandemia, e que juntos possamos trabalhar em prol do futuro da classe contábil, praticando cada um dos ideais que fazem de nós contadores e pessoas respeitáveis.

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1