1º Seminário Nacional de Gestão e Inovação termina com uma série de visitas imersivas em Florianópolis


O 1º Seminário Nacional de Gestão e Inovação do Sescon-SP desembarcou nesta sexta-feira, 21 de outubro, em Florianópolis, capital de Santa Catarina.

De forma totalmente inovadora e em uma experiência diferenciada, esse terceiro e último dia consistiu em um tour pela cidade em seus pontos de destaque em inovação em empreendedorismo.

Inovação, cooperação e associativismo

A gente cria a inovação que o mundo precisa”. Com esse slogan, a ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia é a principal representante do empreendedorismo inovador no estado e se propõe a apoiar o ecossistema local, abrangendo startups e empresas de todos os portes, gerando e fortalecendo conexões.

A agente de inovação da Rede de Inovação da empresa, Luiza Bryn, recepcionou o grupo e apresentou a associação, explicando sobre seus centros de inovação, programas estratégicos e formas de atuação e sobre as rodadas de negócios e eventos realizados, frisando que as mais de 1500 empresas associadas primam pelo associativismo. “Aqui não pensamos em concorrência, as empresas compartilham suas experiências em seus segmentos, trocam e primam pela cooperação”.

Automação e humanização

Ainda na parte da manhã, os empresários contábeis fizeram uma visita à Unicred Florianópolis, instituição financeira cooperativa fundada em 1993, que hoje já possui 24 mil cooperados, administra hoje 3.5 bilhões de reais e atua na Grande Florianópolis, no oeste do Paraná e recentemente em São Paulo.

O diretor Administrativo-Financeiro da Unicred, Luis Felipe Saldanha, explicou para o grupo que a empresa foi originalmente criada para atendimento ao segmento dos médicos e em 2004 entendeu que era preciso abrir para outros segmentos gradativamente, começando pela área contábil. A excelência no atendimento, segundo ele, é prioridade, pois mesmo os processos sendo praticamente todos automatizados, a instituição faz questão de entender o cliente e atendê-lo na forma que for mais conveniente e confortável para ele.

Indústria 4.0

Na parte da tarde, o primeiro destino do time paulista foi o Instituto SENAI de Inovação, que oferece apoio na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e soluções que a indústria necessita. No estado de Santa Catarina o SENAI conta com três institutos de inovação especializados em Processamento a Laser, Sistemas Embarcados e Sistemas de Manufatura.

Durante a visita, o pesquisador Fabiano Preisler falou sobre o LabFaber, laboratório-fábrica para desenvolvimento, experimentação e capacitação em indústria 4.0, da CERTI, organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

Parque de Inovação

Sapiens Parque: esse destino não poderia ficar de fora do roteiro do Seminário Nacional em Florianópolis. O local foi idealizado para promover o desenvolvimento de diversos segmentos econômicos, proporcionar experiências criativas e inesquecíveis e atuar na promoção da ciência, tecnologia, meio ambiente e turismo.

No local, os empresários contábeis visitaram a Softplan, empresa desenvolvedora de software que são referência de transformação digital nos setores público e privado. Lá, eles puderam conhecer os produtos e assistiram a uma apresentação sobre Inovação e Empreendedorismo. O técnico em manutenção da empresa, Jhonatta Alexandre Leal, explicou as transformações da empresa com o advento da pandemia de Covid-19 e como hoje o capital humano e valorizado.

O grupo também passou pela Nanovetores, empresa conhecida pelo desenvolvimento de ingredientes ativos nano e microencapsulados, que apresenta um case bem-sucedido de união entre nanotecnologia e meio-ambiente.

O Diretor de Vendas da empresa, Cleber Rincão, explicou que a empresa surgiu a partir de uma tese de doutorado da criadora da empresa, Betina Zanetti Ramos, sobre nanotecnologia em produtos para unhas e a partir de uma dor da indústria de cosméticos: a perda da eficácia dos produtos por causa da oxidação das matérias-primas.

Experiências para vida

Dessa forma, a primeira edição terminou com excelentes avaliações dos participantes e muitas experiências, conhecimentos e aprendizados na bagagem para serem aplicados na vida pessoal e profissional de cada um. Que venham os próximos seminários nacionais. O Brasil tem muito a oferecer.

Publicado em: 21/10/2022

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1