8° Sescontech Day traz muito conhecimento e dicas sobre as melhores tecnologias do mercado

A nova contabilidade está diretamente ligada às inovações tecnológicas e hoje, entender esse cenário é fundamental para empresários e profissionais do setor promoverem a inserção dos negócios no mundo digital.

Para apoiá-los nesse processo e nas tomadas de decisões, o Sescon-SP inovou mais uma vez e aprimorou o Sescontech Day em sua oitava edição, mesclando demonstrações de produtos e soluções com conteúdos especializados em tecnologia para a contabilidade.

Realizado no dia 7 de julho, pela web, o evento reuniu representantes da entidade e um time de especialistas parceiros. Na abertura, o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, falou da relevância da inovação para a classe contábil. “A transformação digital mudou a sociedade e uma empresa contábil hoje deve estar alinhada às novas tecnologias para ter sucesso”, disse.

Cibersegurança e Contabilidade Digital

A product owner da IOB Cyber, Juliane Borsato Beckedorff, falou dos desafios do contador nessa era digital, especialmente na missão de trazer segurança, proteção de dados e ao mesmo tempo imprimir agilidade ao seu negócio. Ao questionar os participantes se os escritórios estão preparados para as questões de cibersegurança, a palestrante afirmou que o contador foi empoderado para transformar sua capacidade de interpretação de dados, contudo, a segurança deve ocupar lugar de destaque. “É preciso combinar proteções de dados e os mesclar com soluções fáceis de implantar, usar, atualizar e gerenciar”, afirmou ela, ao destacar importantes medidas, como boas práticas, backup e um plano de ação em busca dessa proteção.

Em seguida, Juliane apresentou o IOB Cyber, produto direcionado à proteção de dados e segurança da informação que oferece ações e medidas técnicas que aumentam o nível de maturidade da Segurança Cibernética nas empresas.

Gestão 4.0 e as Contabilidades

Os desafios e as oportunidades da Gestão 4.0 para o setor contábil foram pontuados pelo diretor de Tecnologia e Inovação do Impostograma, Fabrício Scalioni. Segundo ele, as mudanças que vem acontecendo continuamente no mercado têm exigido um novo posicionamento da contabilidade, sendo que uma boa estratégia deve passar pelos esforços em ser único e exclusivo; ter abrangência de atendimento; ser um negócio escalável e gerar impacto positivo.

Os participantes puderam conhecer na sequência os sistemas de inteligência fiscal e artificial integrados ao Impostograma, cujo objetivo é facilitar a rotina das empresas de contabilidade por meio de auditoria e revisão dos impostos dos produtos comercializados pelo varejo.

Novas tecnologias para o mercado contábil

A utilização de novas ferramentas digitais foi o tema apresentado pelo coordenador comercial da Thomson Reuters, Gabriel Vasseur, que trouxe pesquisas demonstrando o que o contador espera para daqui a dez anos: 82% dos entrevistados afirmaram que querem ser mais consultivos; 80% precisam desempenhar um papel mais estratégico; e 84% acreditam que terão clientes mais exigentes que exigirão a melhoria do atendimento. “A resposta para se enquadrar a esse cenário só pode ser uma: tecnologia”, enfatizou.

Os benefícios das soluções domínio, em parceria coma Conta Azul, idealizadas especialmente para a categoria contábil, foram demonstradas ao vivo por Vasseur durante o evento, considerando software contábil, nuvem e acesso remoto, módulos adicionais e integrações com ERP.

Produtos e Serviços Sescon-SP e Aescon-SP

A vice-presidente Administrativa da Aescon-SP, Inez Lemos Lopes, falou do diversificado leque de produtos e serviços das entidades, que agregam facilidades, ganho de tempo, lucratividade de capacitação aos usuários: como o PQEC, consultoria jurídica, certificação digital, escritório regional da Jucesp, Societário & Legal, Unisescon, além da Contábil Store, que será lançada em breve.

A moderação do bate-papo ficou a cargo da diretora Fatima Macedo.

Veja ou reveja o nosso evento: acesse a íntegra do bate-papo em nosso Canal do Youtube: https://youtu.be/V0dDV1gWrEg

Publicado em: 08/07/2022

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1