9º Gescon reúne players do Setor de Serviços e da Contabilidade para tratar dos desafios e tendências dos setores

Confira como foi o 9º Gescon

Com a temática “Olhar, Pensar, Agir Diferente”, o 9º Gescon – Seminário de Gestão de Empresas de Serviços do Sescon-SP, realizado em 25 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, trouxe oito assuntos atuais e relevantes para repensar o atual momento dos setores de serviços e contabilidade, em trilhas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão e Pessoas. Confira:

Mentalidade inovadora e disruptiva

A Era de Davi e Golias. Na palestra “Mentalidade inovadora e disruptiva”, o influenciador e fundador da Sambatech, Gustavo Caetano, destacou que democratização da informação desenhou um novo cenário, onde os pequenos podem brigar com os gigantes do mercado. “Para ganhar vantagem competitiva basta lutar com armas diferentes, focar onde o grande é ineficiente: seja simples onde ele é burocrático, seja ágil onde ele é lento”, afirmou o especialista, ao destacar também que é preciso estar atento aos movimentos do mercado, onde nem tudo é óbvio, os concorrentes podem ser de outros setores e inovar não significa exatamente criar, mas simplificar.

Tendências do Mercado de Serviços

O analista de negócios da Endeavor, Luca Sarno, elencou cinco tendências do mercado de serviços após a mudança de comportamento do consumidor e do processo de transformação digital: integração de plataformas e dados; adaptação para atuação estratégica dos profissionais; serviços personalizados em grande escala; plataformas low-code; e gestão e segurança da informação.  Segundo Luca, 2022 será marcado pela queda no valuation de empresas de capital aberto. “Há um aumento em investimentos privados, principalmente no growth equity e venture capital”.

Gestão para Resultados

O fundador e sócio da FBE – Family Business Experts – Insead e FDC, Paulo Emílio Carreiro, comandou a palestra “Gestão para Resultados – incrementando valor para seus clientes”, destacando que hoje a empresa que não agregar valor para o seu cliente está fora do jogo. Segundo ele, os resultados não acontecem em vão e têm muitas ocorrências por trás, o que exige do empresário estar atento às demandas e necessidades dos clientes. “O futuro é um passo em preparação. Precisamos aprender com o passado, mas ele nem sempre é referência. Temos que inventar o futuro, acompanhar tudo, acessar as fontes corretas e se preparar para imprevistos”, disse.

Mudança de propósito e visão empreendedora

“Seja menos contador e mais gestor”. Essa foi a principal dica do CEO e cofundador das empresas Gestão Contabilidade e Gestão Franquias, Luiz Boing, que trouxe o case “Mudança de propósito de sua profissão, dentro de uma visão empreendedora”. O empresário contábil contou como saiu de uma situação crítica profissional para o sucesso, destacando que o contador precisa enxergar o seu negócio como uma empresa e ser gestor. O palestrante ainda destacou que hoje é fundamental ir além dos números e buscar entender o que o cliente precisa, quais são suas demandas e expectativas.

Tecnologia Disruptiva para o setor de serviços

Dados são o novo petróleo. Com essa máxima, o co-fundador da Futurum.Capital, Guga Stocco, ministrou a palestra “Tecnologia Disruptiva do setor de serviços”, destacando que é fundamental hoje aplicar tecnologias inteligentes para transformar dados em informação. “Assim, é possível antecipar uma demanda e criar serviços personalizados para atender as expectativas dos clientes”. Segundo ele, a hiperpersonalização é a nova tendência do mundo dos negócios e da inovação, pois por ela é possível entregar o que o cliente quer e precisa.

A nova experiência do cliente 2030

Aprimorar constantemente a jornada do cliente. Essa foi uma das principais dicas do CEO e co-fundador da Track.co, Tomás Duarte, durante a palestra “A nova experiência do cliente 2030”. Segundo ele, o empresário contábil deve quebrar alguns ruídos, como a formalidade da área, e criar conexões com seus clientes, por meio de um atendimento humanizado e personalizado. Outro ponto de destaque apontado por ele foi a elevação de questões como a ética, tendo em vista que hoje o consumidor adquire muito além de produtos e serviços, mas também as visões de mundo de uma empresa ou marca.

Atraindo e mantendo talentos

Pessoas felizes no trabalho são 13% mais produtivas. Com esse dado, a CEO da Connectabil, mentora de carreira & liderança, Vitória Oliveira, trouxe o conceito de “giftwork” para os participantes do evento, uma prática onde as empresas adotam uma postura que ultrapassa o pagamento de bons salários, viabilizando também níveis de satisfação para seu time, com o estímulo às trocas de gentilezas e palavras de incentivo. Nesse contexto, o feedback torna-se uma grande ferramenta. “O feedback é sempre um presente, uma oportunidade que o colaborador tem de se alinhar e atingir o objetivo”, disse ela, ao enfatizar, que esse processo é similar ao “pão quentinho”, tem que ser dado no momento certo.

Contabilidade no Metaverso

A programação do evento foi encerrada com chave de ouro, quando o consultor empresarial e sócio-diretor da Unimark Comunicação, Walter Longo, comandou a palestra “Metaverso – onde você vai viver e trabalhar em breve”, enfatizando que organizações dos mais diferentes tamanhos e segmentos estão já se posicionando no universo digital. “As empresas e marcas precisam estar onde os consumidores estão”. Segundo ele, a caminhada para o metaverso foi acelerada por diversos fatores, como a experiência com as redes sociais, a evolução tecnológica, a pandemia, a expansão das criptomoedas, a pressão social por inclusão e a redução da pegada de carbono.

Publicado em: 25/11/2022

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