Antoninho Trevisan conta como a paixão pela profissão pode abrir caminhos e oportunidades

Ser apaixonado pela profissão é fundamental para o sucesso? No dia 22 de setembro, Dia do Contador, a Câmara de Contabilidade do Sescon-SP recebeu Antoninho Marmo Trevisan, empreendedor da contabilidade, da auditoria e da educação, autor de livros, membro atuante de diversas entidades e conselheiro de políticos e economistas, para contar um pouco sobre a sua trajetória e sobre seus esforços na busca pelo reconhecimento da atividade pela sociedade.

“Sim tenho muito orgulho da nossa profissão, acredito dela e no seu potencial para ajudar o país, pois nós detemos o conhecimento. Passo 24 horas por dia propagandeando a contabilidade”, disse ele, ao destacar. “Temos que mostrar porque somos relevantes para a sociedade. Mas o que é isso? Que ela não vive sem você”, explicou.

Ao citar a frase “Vocês, contadores, têm que olhar para os custos das externalidades”, dita pelo ex-presidente dos EUA, Bill Clinto, no Brasil em um congresso de contabilidade, Trevisan destacou que um dos segredos do sucesso profissional é ser observador e ter olhares aprofundados e amplos. “Não basta olharmos somente para dentro da empresa, é importante ver ao redor, conhecer seus concorrentes, entender de outros cenários que impactam a organização. Só assim podemos levar soluções relevantes para nossos clientes”.

Outra dica de Trevisan foi sobre a linguagem. Segundo ele, é fundamental olhar o cliente como ele é e não importa se ele tiver apenas o curso primário ou se tem doutorado em economia, o papel do contador é se submeter à sua personalidade. “Quem presta serviço não coloca sua personalidade à frente, é preciso criar conexão”.

Segundo Trevisan, grandes personalidades do cenário político pedem o seu apoio exatamente pelo seu conhecimento como contador. “Temos a capacidade de interpretar os fatos econômicos, sociais, ambientais, financeiros e políticos como ninguém. Isso vale outro e devemos nos apropriar”.

Abertura

Na abertura do evento, o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, lembrou que o contador tem muito a celebrar o seu dia, tendo em vista que gradualmente tem sido valorizado pelo seu papel como parceiro estratégico das empresas. “Por isso, precisamos saber nos colocar e nos valorizar, e as entidades, como o Sescon-SP, estão sempre conosco para apoiar e incentivar”.

O bate-papo com Trevisan foi moderado pelo coordenador da Câmara de Contabilidade, o diretor Márcio Teruel Tomazeli. Realizado de forma híbrida, o evento foi acompanhado presencialmente por lideranças da contabilidade, diretores do Sescon-SP e empresários do setor.

Assista a íntegra da palestra em: https://www.youtube.com/watch?v=qbEmKP_XwD8.

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1