Câmara de Contabilidade presencial traz experiências e dicas para empresários sobre as mudanças na pandemia

Aconteceu mais uma Câmara Setorial de Contabilidade na sede do Sescon-SP, dia 31 de março, com o tema: Efeitos da pandemia – O que aprendi? Estou preparado para novas mudanças? O evento foi híbrido, também transmitido via YouTube.

Entre os convidados estiveram o Vice-presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Souza dos Santos e o CEO da LCR Contadores, Ricardo Lemos Coelho, com moderação do Coordenador Márcio Teruel Tomazeli.

Em seu discurso de abertura, o Presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão enfatizou: “Estou muito feliz com a realização desse evento presencial. Esse contato faz toda diferença, é aqui na Câmara Setorial que os empresários discutem  desafios, soluções para resolver problemas e trocam experiências que podem ajudar a gestão de suas empresas. Por isso, aproveitamos para dar uma reformulada na Câmara Setorial, deixando-a ainda mais dinâmica e atual. Agradeço a presença de todos aqui”.

Após relatarem como foi a adequação de seus escritórios com o susto da pandemia, em março de 2020, os convidados tiveram um bate-papo descontraído com a plateia, confirmando que realmente poucos estavam preparados tecnologicamente para o trabalho remoto, porém usaram a criatividade e recursos, como o sistema Voip (de telefonia na nuvem); o Teams (para reuniões on-line); e, como nunca, o WhatsApp para a comunicação. Ainda conversaram sobre problemas em comum, tais como a dificuldade em mudar a cultura da prestação de serviços contábeis e como convencer os seus clientes que era possível realizar um atendimento remoto, e a digitalização de documentos, por exemplo.

Depois dessa fase conflituosa de fazer funcionar a tecnologia, outro ponto fundamental foi perceber que existem colaboradores com diversos perfis e lidar com essa adequação, “O que nos ajudou muito na pandemia foi já ter uma estrutura de recursos humanos, pois tudo isso mexeu muito com a cabeça das pessoas. E foi acolhendo os nossos colaboradores, recrutando psicólogos para atendê-los, entre outras iniciativas com foco em pessoas que conseguimos ajudar os nossos clientes e passar por essa fase tão desafiadora. Tive que ser mais que contador, precisei dar apoio a todos e percebi, assim, que estando na liderança do escritório preciso estar mais preparado para lidar com situações adversas”, explicou o CEO da LCR Contadores, Ricardo Lemos Coelho.

A pandemia trouxe muitos aprendizados aos empresários contábeis, como afirmou o Vice-presidente, como a possibilidade de resolver quase todos as pendências on-line, sem a necessidade de deslocamentos e viagens; foi possível dar mais valor para a qualidade de vida, gerenciar melhor o tempo; entre outros, porém o maior deles foi a preocupação com a equipe, que segundo Antonio Carlos, foi a de garantir a sua segurança, especialmente aos que faziam parte do grupo de risco naquele momento, até porque não existia tanto conhecimento ainda sobre o vírus e a prevenção.

Os participantes fizeram diversas perguntas aos convidados, relatando também as suas histórias sobre temas diversos relacionados: ao isolamento social; o trabalho híbrido e a economia que esse formato gera às empresas; como agilizar alguns processos; as novas tecnologias e ferramentas, além do apoio que deram nesse momento crucial, que salvou muitos negócios e garantiu as suas carteiras de clientes, evitando prejuízos aos seus escritórios durante esse período.

O que percebi durante esse encontro é que tiramos grandes lições durante essa fase de mudanças – que afinal, acontecem estando ou não preparados, portanto é bom sempre estarmos preparados para o imprevisível. Outro ponto que percebi hoje é a importância de participarmos desses eventos presenciais, pois é uma forma de obter informação e ficarmos preparados para futuro. Conto com todos vocês em nossos próximos eventos”, finalizou o Presidente do Sescon-SP.

E você, o que você aprendeu sobre a pandemia?

Perdeu o evento? Clique aqui e confira.

E fique de olho em nossas redes sociais. Em breve estarão abertas as inscrições gratuitas para a próxima Câmara Setorial de Contabilidade presencial na sede do Sescon-SP.

Será imperdível!

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1