Nesta segunda-feira, 4 de dezembro, o Sescon-SP sediou uma importante reunião do Grupo de Trabalho composto por entidades contábeis de São Paulo e do empreendedorismo e a Receita Federal da 8ᵃ Região, cujo objetivo é buscar a simplificação e racionalização das obrigações acessórias, além do aprimoramento do relacionamento fisco-contribuinte.
Durante a reunião, foram abordados diversos temas relevantes para os contribuintes e a classe contábil. Questões como os desafios enfrentados no ambiente digital, a necessidade de treinamento para os profissionais contábeis e contribuintes, a criação de vídeos tutoriais para orientar os usuários dos sistemas da RFB e a solução de problemas recorrentes e pontuais foram discutidos.
Na ocasião, a superintendente Márcia Meng reforçou a importância dessa parceria, destacando como essa colaboração é fundamental para aprimorar os processos. Além disso, expressou sua satisfação em contar com o apoio constante da classe contábil no dia a dia, reconhecendo a responsabilidade compartilhada na orientação dos contribuintes diante de desafios e demandas significativas.
Já o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, ressaltou a proximidade dos contadores com a realidade dos contribuintes, destacando a importância de uma abordagem prática e alinhada às necessidades do dia a dia.
Meng esteve acompanhada no encontro do superintendente Adjunto, Leandro Batista, dos auditores-fiscais Luciane Pinatto e Fábio Garcia Vanderlinde, e do chefe da Divisão de Tributação, Eduardo Newman.
Participaram da reunião José Constantino de Bastos Jr., João Carlos Natal e Marcelo Liberto (Sebrae-SP); Ricardo Pazianotto e Pedro Ackel (Abrapsa); José Aparecido Maion e Claudinei Tonon (presidentes do CRCSP e do Sindcont-SP); Wilson Gimenez (Fenacon); Silvério Crestana (Frepem); e Claudio Cleto (Fecontesp).
Pelo Sescon-SP também estiveram os vice-presidentes Administrativo e Financeiro, Benedicto David Filho e Jorge Segeti, e o gerente Jurídico, Marcos Kazuo.
Publicado em: 04/12/2023