Dificuldade de acesso do contador ao extrato do IR leva Sescon-SP a solicitar ao INSS a queda da imposição do login via Gov.br

Baseado em diversos relatos de empresários contábeis sobre as dificuldades de acesso ao Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte do INSS de seus clientes, o Sescon-SP oficiou nesta quarta-feira, 5 de abril, o presidente Interino do INSS, Glauco Andre Fonseca Wanburg, solicitando a volta no sistema utilizado até o ano passado, que não exigia o login via Gov.br.

Essa imposição foi estabelecida esse ano, exigindo que o próprio beneficiário acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e faça o login com os dados do Gov.br. Contudo, nessa época de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, os assessores contábeis precisam ter essa facilidade para poder prestar contas em nome de seus clientes, considerando, inclusive, que muitos pensionistas e segurados têm idade avançada e dificuldades até mesmo de cadastramento no Gov.br.

Diante da situação exposta, esperamos um retorno positivo do órgão para o nosso pedido de simplificação do processo. Assim que tivermos novidades, informaremos a todos.

 Confira o ofício na íntegra no link: https://bit.ly/40UQ8um

Publicado em: 05/04/2023

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1