ECD –  Prazo prorrogado! Conquista do Sescon-SP e entidades contábeis de São Paulo

Após grande mobilização do Sescon-SP e das entidades contábeis congraçadas paulistas, a Receita Federal do Brasil acaba de comunicar o adiamento do prazo de entrega da ECD para 30 de junho.

Em ofício recente enviado ao órgão, ressaltamos o comprometimento da saúde mental dos empresários contábeis, que cumprem as exigências fiscais em nome dos contribuintes, e da insegurança jurídica instalada em virtude da sobrecarga de obrigações acessórias no mesmo período.

Em nossas tratativas, sempre ressaltamos os prejuízos gerados pelo inevitável retrabalho, pelas penalidades, pelo crescimento do contencioso e pelo comprometimento do trabalho devido à exaustão dos profissionais, o que impacta negativamente até mesmo a Administração Tributária.

Por isso, agradecemos a sensibilidade da RFB em nos atender e entender a situação precária instalada para os empresários contábeis nesse período do ano, especialmente após a extensão do prazo de entrega da DIRPF.

Agora, vamos trabalhar para a racionalização desse calendário anual de obrigações acessórias, sem datas convergentes, sem sobrecargas ou qualquer situação que possa prejudicar o trabalho fundamental realizado pela classe contábil para o país.

Publicado em: 26/05/2023

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1