ESG: uma nova oportunidade de negócios para as empresas contábeis

Os princípios ambientais, sociais e de governança vem, a cada dia mais, transformando a maneira como as empresas e investidores fazem negócios, movimento que foi acelerado com o advento da pandemia de Covid-19. Como parceiro estratégico das organizações, qual o papel do contador neste contexto?

Para responder a esse questionamento e mostrar as oportunidades de negócios surgidas para o setor, o Sescon-SP promoveu nesta quinta-feira, 4 de agosto, a palestra on-line “Qual a importância da ESG nas empresas de contabilidade”, comandada pela especialista no tema e fundadora do território Appana, Káritas Ribas.

As empresas de contabilidade, segundo a palestrante, considerando orientação e finanças sustentáveis, têm um papel importante para alavancar as pautas ESG nas empresas. “Se abre uma oportunidade enorme para o setor fazer parte desse movimento, inclusive por força de legislação. Hoje, instituições ligadas à contabilidade têm abraçado as pautas ESG e os relatórios como questões próprias dos seus fazeres”, disse a palestrante, ao reforçar que efetivamente trata-se de uma excelente oportunidade de negócios.

Ao lado das palavras preservação e conservação, Káritas destacou que hoje é preciso também acrescentar regeneração. “As ações ligadas às duas primeiras já não são suficientes, pois o mundo como está já não atende, é preciso regenerar o que foi destruído”, disse ela, ao destacar que isso vale tanto para as questões ambientais com para as sociais. “A relações humanas precisam se tornar melhores do que estão hoje”.

Moderador da palestra, o diretor Financeiro da Aescon-SP, Julio Linuesa Perez, colocou como a ampliação dos olhares um grande desafio da contabilidade em relação às questões de ESG, tendo em vista que as empresas ainda são bastante departamentalizadas. “Esse princípio ainda está muito arraigado, o que cria um distanciamento natural e precisamos ir

no rumo contrário com ações de integração, inclusive de sistemas operacionais, para a conquista de uma visão global”, disse.

Perdeu a palestra? Acesse o Canal do Sescon-SP no Youtube e assista!

Publicado em: 08/08/2022

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1