Continuamos recebendo relatos sobre a inoperância ou intermitência do sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e do site da Prefeitura Municipal de São Paulo, situação que têm causado transtornos e uma insegurança expressiva entre os contribuintes e profissionais da contabilidade, especialmente em vista dos prazos para o recolhimento do ISS e para a entrega de exigências fiscais.
Neste contexto, o Sescon-SP, juntamente com as demais entidades contábeis congraçadas de São Paulo, encaminhou um ofício ao Secretário Municipal da Fazenda de São Paulo, Luis Felipe Vidal Arellano, solicitando soluções urgentes esses recorrentes problemas. Ressaltamos no documento que essa situação de ineficiência operacional e sistêmica coloca em risco a conformidade dos contribuintes, podendo resultar em penalidades e multas por descumprimento dos prazos legais.
Em resposta a essa nova reivindicação, a secretaria afirmou que conhece o impacto nas atividades dos contribuintes e destacou que está investindo em um ambiente de contingência independente para desvio dos acessos em caso de problemas com o site principal. A estimativa, segundo a equipe, é que esse site becape esteja pronto no próximo mês.
A orientação da secretaria é que os usuários continuem a acessar o sistema e, em caso de erro ou negativa, tentem novamente em poucos minutos, até que tenham sucesso. Ou ainda acessar em horários alternativos, em que o volume geral de acessos é menor.
Estamos acompanhando de perto esta situação e buscando sempre o melhor para a classe contábil e os contribuintes.
Confira o ofício na íntegra: https://bit.ly/3VKXNvU
Publicado em: 03/04/2024