Durante o lançamento do livro “Comparison of the Brazilian and German Tax Systems”, realizado ontem, 21 de agosto, o vice-presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos dos Santos, destacou os desafios enfrentados pelo sistema tributário brasileiro. Ele apontou que muitas empresas evitam o Brasil devido à complexidade regulatória, enfatizando a necessidade de um ambiente tributário menos burocrático.
O livro é o resultado da colaboração de cerca de 80 pesquisadores brasileiros e alemães, sob a coordenação das Universidades de Hamburgo e Bremen e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Ele visa proporcionar uma análise comparativa profunda entre os sistemas tributários dos dois países.
Antonio Carlos comentou sobre o envolvimento do Sescon-SP com projetos de grande impacto, como o Doing Business do Banco Mundial, o trabalho das entidades contábeis com a Receita Federal e a Sefaz/SP e destacou como o Sescon-SP colaborou com a obra lançada, ao indicar especialistas para atuar diretamente nos estudos.
Além de Antonio Carlos, a abertura do evento contou com a cônsul-geral da Alemanha em SP, Martina Hackelberg; o Secretário Municipal da Fazenda de SP, Luiz Felipe Vidal Arellano; o Presidente do Sinafresp, Marco Antonio Chicaroni; a Diretora de Compliance na Bosch América Latina, Sheila Pieroni; o Presidente da Afresp, Rodrigo Spada; a Vice Presidente de Mediação e Arbitragem da Eurocâmaras, Cláudia Bernand; e o Presidente do Consefaz, Carlos Eduardo Xavier
Publicado em: 22/08/2024