Maior Parlamento Estadual do país homenageia Classe Contábil

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, maior parlamento estadual do país, promoveu, na manhã desta terça-feira, 14 de junho, uma sessão solene para celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade, instituído em 25 de abril.
O evento, que teve como destaque homenagens às entidades da classe contábil: Sescon–SP, Aescon-SP, Fenacon, CRCSP, CFC, Fecontesp, Sindcont-SP, Apejesp, Anefac, APC, Anefac e Ibracon Nacional e 5ª Seção Regional, é uma iniciativa do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, Itamar Borges.
“É um privilégio promover esses eventos há tantos anos, pois essa homenagem é o nosso reconhecimento à importância do papel e do valor dos profissionais de contabilidade para o nosso Estado e para o país”, disse o parlamentar, ao lembrar que, após as crises sanitária, econômica e política, o momento é de esperança, de superação e de diálogo, cenário em que mais uma vez o contador se faz presente.
Ao destacar que a homenagem da Alesp à classe contábil já virou tradição, o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, afirmou que muitos já foram os frutos colhidos por esta parceria no intuito de desburocratização, simplificação, melhoria do ambiente de negócios e de incentivo às micro e pequenas empresas. “Quero agradecer ao deputado Itamar Borges por abrir as portas desta casa para a categoria contábil, pela confiança e amizade depositada em nossa entidade por todos esses anos”, disse.
Em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento, afirmou que a homenagem tem um significado especial, pois reafirma o valor dos mais de 550 mil profissionais que atuam em todo o país. “São heróis que lutam diariamente contra a burocracia e dinamismo das alterações legais”.
Representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, a vereadora paulistana Edir Sales falou da relevância da contabilidade para as empresas brasileiras. “Um exemplo de força que foi intensificado durante a pandemia, pois o setor contábil foi um dos que mais trabalhou e não parou”. A parlamentar entregou, durante a solenidade, votos de júbilo ao presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, pela atuação visando o fortalecimento das categorias representadas.
Já o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Jr., lembrou que é o setor contábil que cuida de mais de 90% das empresas do Brasil e esse trabalho é de grande valia para o país. “Temos sido reconhecidos em âmbitos municipal, estadual e federal por esse nosso papel dentro dos negócios”
.
O ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Valter Ioshi, agradeceu a parceria da classe contábil. “À frente da Jucesp, construímos uma relação e sempre tive o apoio das entidades congraçadas de São Paulo, que tem uma forma muito especial de convivência e atuação harmônica”.

Medalha Annibal de Freitas

Durante a solenidade, o Sescon-SP fez a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas, edição 2019/2020, ao presidente da Associação Comercial de São Paulo, da Facesp e da CACB, o empresário Alfredo Cotait Neto.
Criada pelo Decreto Estadual 52.068/2007 pelo Sescon-SP e a Aescon-SP, a condecoração visa agradecer e reconhecer o talento, a dedicação e as conquistas de renomados profissionais e personalidades que fazem a diferença para o setor contábil e para o empreendedorismo.
“Para nós é uma grande satisfação poder homenagear Alfredo Cotait Neto, um parceiro das nossas entidades de longa data e que muito tem contribuído pela melhoria do ambiente empreendedor”, ressaltou Baptistão.
“Nossas entidades são parceiras, são irmãs, e isso traduz o reconhecimento recebido com esta medalha, que eu serei eternamente grato”, enfatizou Cotait, ao mencionar que as entidades ainda têm muitos trabalhos em conjunto a realizar, especialmente nas áreas do empreendedorismo e da educação.

Fake News

Em sua fala, o presidente do Sescon-SP ainda fez um pedido para que todos se mobilizem contra as Fake News, especialmente durante as eleições. “Muito mais que prejudicar os debates de ideias e propostas dos candidatos e interferir nos resultados dos pleitos, essas ações têm um poder avassalador de manchar a jovem democracia brasileira”, disse.

Homenagem a Antonio Marangon

No início da solenidade, os presentes fizeram um minuto se silêncio em homenagem ao presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP na Gestão 2004-2006, Antonio Marangon, falecido recentemente.
Em sua participação, Carlos Baptistão reforçou o importante papel dele como líder setorial. “Um pioneiro e grande liderança no movimento de alinhamento da contabilidade com a administração pública e pela descomplicação do ambiente de negócios”, disse, ao afirmar a atuação exemplar de Marangon tanto à frente das entidades contábeis e do empreendedorismo, como da Jucesp.
Além dos já citados, a mesa solene do evento foi composta pelos presidentes do CRCSP, José Aparecido Maion; da Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva; do Ibracon 5ᵃ Seção Regional, Marco Antonio Fabri; do Conselho de Administração do Ibracon, Francisco Maldonado Sant´Anna; e do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima.

Publicado em: 15/06/2022

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1