Mais de 700 participantes no 4° Encontro Regional do Sescon-SP! Primeiro dia trouxe dicas para retenção de talentos.

Mais de 700 participantes no 4° Encontro Regional do Sescon-SP! Primeiro dia trouxe dicas para retenção de talentos.

Teve início nesta terça-feira, 28 de junho, o 4° Encontro Regional on-line do Sescon-SP. Mais de 700 empresários e profissionais contábeis de São Paulo e de outros estados participam do evento até a próxima sexta-feira, 1 de julho.

Com o tema “Aprimorando conhecimentos e transformando o mercado contábil”, o evento se propõe a oferecer conteúdo de qualidade de troca de experiências entre participantes a ajudá-los na gestão de seus negócios.

Solenidade de Abertura

Na abertura do evento, o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, deu boas-vindas aos participantes e destacou sua satisfação em receber mais de 700 empresários e profissionais de todo o Estado de São Paulo e de outras regiões do país. “Uma lição que a pandemia nos trouxe foi que tudo muda e precisamos estar preparados e capacitados para tudo que nos é apresentado. Por isso, idealizamos este evento para aprender, inovar e preparar as nossas empresas para os próximos desafios”, disse o líder setorial, ao agradecer as lideranças, diretores, equipe e patrocinadores pela parceria.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, Itamar Borges, marcou presença na solenidade de abertura, parabenizou o Sescon-SP pela realização do evento e destacou o papel da entidade para a melhoria do ambiente de negócios. “Junto às entidades congraçadas, o Sescon-SP trabalha permanentemente pela simplificação e apoio às micros e pequenas empresas”, disse.

Já o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, falou dos impactos da tecnologia e da transformação digital na área contábil e endossou a necessidade de aprendizado permanente para a adequação dos profissionais aos novos cenários. “Conhecimento é a ferramenta mais poderosa que existe e estudar hoje faz parte da rotina de quem quer alcançar os melhores resultados”, ressaltou.

Em nome de todos os diretores regionais do Sescon-SP no Noroeste Paulista, o diretor em Marília, Fernando Ferrari Rodrigues, falou da sua satisfação em sediar o evento deste dia, tanto no formato on-line como no presencial, e já ressaltou o sucesso do encontro. “Atingimos e superamos nossas metas em 150% e estamos felizes de poder oferecer conhecimento e desenvolvimento para os profissionais”.

Por fim, a diretora de Comunicação e Marketing da IOB, Adriana Maia, destacou a parceria de muitos anos com o Sescon-SP e convidou todos os participantes

a acompanharem o renascimento da empresa. “Estamos em evolução e em uma revolução da marca”, explicou.

Retenção de talentos

Dedicado ao Noroeste Paulista, este primeiro dia de evento colocou em debate “Práticas para retenção de talentos” e o bate-papo contou com as participações do sócio fundador da LCR Contadores, Ricardo Coelho, do consultor e fundador da Mapa Talentos, Miguel Nisembaum, e do gerente Atração e Talentos da IOB, André Nascimento, além da moderação do diretor da Aescon-SP, Wladimir Bersanetti Rodrigues.

Ao citar uma pesquisa feita pela 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half, mostrando que cerca de 48% das empresas consideram a adoção do trabalho híbrido em 2022, Miguel Nisembaum, afirmou que no setor de serviços, onde grande parte está sendo migrada para o full digital, esse cenário já pode ser considerado realidade. Contudo, segundo o especialista, hoje é fundamental pensar em como levar para esse ambiente aspectos como propósito, cultura e valores das empresas. “Esse modelo abriu o leque na busca por novos talentos, pois colocou no radar profissionais que antes eram desconsiderados”, disse ele, ao destacar que as organizações precisam adotar práticas de seleção e retenção de colaboradores.

Já Ricardo Coelho falou do papel do líder nesse processo de criação e manutenção de uma boa equipe. Segundo ele o empresário deve inovar e ser criativo para atrair e envolver bons profissionais. “O líder deve orientar e incentivar as pessoas a encontrarem uma trilha em que possam mostrar seus pontos fortes e crescer junto com a empresa”, enfatizou ele, ao acrescentar “É importante mostrar que emprego é fonte de renda, mas trabalho é fonte de vida”.

A relevância da priorização das entregas, em detrimento de horários determinados, foi apontada por André Nascimento. “A autonomia é um aspecto importante para motivar e engajar os profissionais, o importante é chegar ao fim do dia e saber que você fez a diferença”.

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1