Negócios, gestão, arte e cultura: imersão e experiências transformadoras marcam o segundo dia do 1º Seminário Nacional de Gestão e Inovação

Muito além de aprendizado e network, o segundo dia do 1º Seminário Nacional de Gestão e Inovação, realizado nesta quinta-feira, 20 de outubro, em Criciúma (SC) proporcionou aos participantes experiências imersivas de negócios, gestão, arte e cultura.

Teorias, práticas e cases sobre educação financeira e superação, jornada de inovação e transformação digital foram as temáticas permitiram aos empresários contábeis paulistas conheceram as filosofias e cultura empreendedora da região Sul do país de uma forma completa.

Superação, inovação e automação

Abrindo a programação do segundo dia do evento, o educador financeiro e empreendedor Leandro discorreu sobre como superou o endividamento e a falência para se tornar o CEO da Organizze, uma das maiores empresas de gerenciamento financeiro do Brasil e que nasceu do desejo dos fundadores de investir e ter sucesso.

Leandro explicou como foi possível automatizar todos os processos da empresa com as tecnologias e soluções que o mercado oferece a um bom preço, de forma simples, intuitiva e divertida para o usuário, modelo que hoje ele utiliza na Comunidade Um a menos na poupança, que também tem o objetivo de promover a educação financeira.

Transformação digital

A importância da adoção de uma cultura de inovação nas empresas foi o foco da palestra ministrada pela coordenadora financeira de projetos, Camila Bardini. Segundo ela, esse processo vai muito além da adoção de novas tecnologias e, em primeiro plano, é fundamental entender os princípios por trás da inovação e enraizá-los na cultura dos negócios.

A permissão para imperfeições e erros também foi pontuada por ela como relevante para a inovação empresarial. “Entregar um bom plano executado é melhor que o plano perfeito na semana que vem”.

Em seguida, os empresários foram divididos em grupos para uma dinâmica sobre inovação das empresas. Cada equipe debateu o tema, envolvendo questões como empatia, conflitos de linguagem, como identificar a dor do cliente, medo de erros e outros, e depois apresentou o resultado das discussões aos demais participantes.

Visita à Thomson Reuters Domínio

A programação do dia também contou com uma visita à sede da Thomson Reuters Domínio, empresa de inovação e soluções para a categoria contábil parceira do Sescon-SP no seminário nacional.

Além de conhecer as instalações da empresa, os contadores puderam acompanhar, de forma bastante descontraída e amigável, uma palestra sobre transformação digital, conduzida pelo gerente sênior de Marketing da Thomson Reuters Domínio, Adriano Ferreira, a gerente Operacional de Produtos, Aline Mezzari, e o gerente sênior de produtos, Antônio Oliveira.

Arte e cultura

E para enriquecer ainda mais essas vivências, a programação contou com uma visita à instituição Bairro da Juventude, que atende cerca de 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social de 82 bairros do município de Criciúma.

Na oportunidade, os empresários contábeis puderam conferir uma apresentação artística com crianças atendidas pela entidade, momento que encantou e emocionou a todos.

Em seguida, o coordenador do Bairro da Juventude, Carlos Roberto Roncaglio, fez uma explanação sobre como inspirar e envolver pessoas para as causas sociais, mostrando o trabalho da entidade, que tem como pilares oferecer educação integral para as crianças e cursos profissionalizantes que entregam anualmente para o mercado de trabalho jovens capacitados para o mercado de trabalho com idades entre 14 e 18 anos.

Certificação

A estadia em Criciúma terminou com chave de ouro: uma apresentação do Coral da Unesc, seguida da cerimônia de certificação aos 30 empresários contábeis que participaram do evento.

 O presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, agradeceu aos participantes e aos parceiros pela confiança, aos colaboradores pelo empenho e a equipe da Unesc pelo acolhimento especial. “Saímos daqui com grande aprendizados e momentos para lembrar”.

Em nome da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, agradeceu a confiança na instituição. “É um desafio a decisão estratégica de trazer um grupo de empresários de São Paulo para o sul de Santa Catarina”, disse ela, ao também de destacar o esmero e carinho com que tudo foi cuidado para o recebimento do evento.

O encerramento também contou com as presenças do diretor Administrativo da Fenacon, Fernando Baldissera, e da a empresária Lorraine Dias, que falou das experiências no seminário.

Publicado em: 20/10/2022

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1