NJE desvenda os pilares do sucesso profissional em primeiro evento do ano

Mas afinal, o que é ter sucesso profissional? Para uns é conquistar um bom emprego, para outros é ter oportunidade de viajar o mundo, para outros é a casa própria ou o carro do ano, para outros é casar e ter filhos. Seja qual for o significado, é fundamental ter um foco e entender que, para se chegar até ele, haverá obstáculos que deverão ser superados e ultrapassados.

O caminho a ser trilhado para essas conquistas foi a temática da palestra “Pilares do Sucesso Profissional”, realizada pelo SESCON-SP nesta terça-feira, 10 de maio, conduzida pelo empresário, escritor e palestrante, Marcelo Simonato, e que marcou o retorno presencial dos trabalhos do Núcleo dos Jovens Empresários após dois anos de pandemia. O evento foi feito de forma híbrida.

Durante a sua apresentação, Simonato destacou que o sucesso hoje não depende apenas de formação e qualificação, mas também de uma série de diversas outras variáveis que devem ser trabalhadas pelo profissional ou empresário ao longo de sua trajetória.  “Cada um tem a sua régua, por isso, o grande desafio é encontrar o que faz sentido pra você”, destacou.

A partir daí, o empresário explicou que é importante também entender que para acontecer a mudança de status de A para B é preciso ter foco e saber superar os desafios que se encontram pelo caminho. “A vida é feita de altos e baixos, chegam as crises econômicas, as mudanças de governo, as guerras e é preciso saber driblar todos esses dificultadores e seguir”.

Diversidade

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia revelou que as equipes diversas em idade, crenças, credos e costumes produzem quase 20% a mais que uma equipe uniforme. Ao citar esses números, Simonato falou sobre o poder da diversidade no aprendizado. “Apesar de confortável, ter na equipe pessoas que pensam e agem da mesma forma não promove o crescimento. Tire proveito do conhecimento, da vivência e das experiências de pessoas diferentes de você”.

Mundo VUCA

O sucesso, segundo Simonato, também está intimamente ligado à adaptabilidade ao Mundo VUCA, sigla em inglês para Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). “Neste cenário complexo, imprevisível e incerto de hoje as verdades são colocadas à prova a todo o momento, tudo é colocado em xeque e devemos, no mínimo, testar para validarmos os nossos processos”.

5 pilares do sucesso

Simonato elencou cinco pilares para o sucesso profissional e empresarial, que são:

Marketing – “Não basta ser, tem que parecer ser. É fundamental saber se posicionar e ser reconhecido pelo trabalho. O consumidor se torna cliente quando compra pela segunda vez e, quando ele passa a te indicar, torna-se a extensão da sua área comercial”.

Inteligência emocional – “É preciso unir a razão e a emoção. Existem muitos profissionais competentes, mas que não estão tendo um resultado satisfatório por falta de equilíbrio. As pessoas positivas, otimistas, que superam suas crenças limitantes, via de regra, têm mais sucesso”.

Networking – “Como você tem alimentado a sua rede, que te ajuda a arrumar emprego e a fazer negócios? Precisamos pensar nela baseados na lei da reciprocidade: eu ajudo para depois ser ajudado”.    

Liderança – “Toda pessoa de sucesso é líder, mas isso não tem a ver com cargo, mas com postura, um estado de espírito. Liderar é ser exemplo, é influenciar, é apontar o destino e conquistar as pessoas para segui-lo”.

Conhecimento – “Não adianta uma imensidade de conhecimento, é preciso saber aplicá-lo com sabedoria. Além disso, é preciso saber muito mais que o que contempla a sua área de atuação, ter um conhecimento abrangente”.

Novidades e inovação no NJE em 2022

Ao abrir o evento, o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Carlos Alberto Baptistão, deu boas-vindas aos participantes, falou da sua satisfação em receber os empresários na entidade após o período de pandemia e informou que estão sendo preparadas diversas novidades para o NJE ao longo do ano. “Temos grandes projetos pela frente, atividades interessantes e imperdíveis”, disse o líder setorial, ao incentivar a participação presencial de todos. “Pessoalmente há um toque diferente, possibilidade de trocar experiências com os colegas e aprender um pouco mais, acrescentou.

A palestra contou com a moderação dos diretores da AESCON-SP, Rodrigo Alexandre de Oliveira e Carolina Zaparoli.

Perdeu o evento? Ainda dá tempo de conhecer essas dicas sobre sucesso profissional e empresarial! Acesse a gravação do encontro em: https://www.youtube.com/watch?v=8NUiem15yVE.

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1