Após as inesquecíveis experiências das seis edições dos seminários internacionais, o Sescon-SP decidiu explorar as riquezas e potenciais de inovação e empreendedorismo do Brasil. Mais de 30 empresários contábeis de São Paulo desembarcaram ontem, 19 de outubro, na cidade catarinense de Criciúma, para o 1º Seminário Nacional de Gestão e Inovação do Sescon-SP, que vai até a próxima sexta-feira.
O grupo foi recepcionado em um almoço de boas-vindas, ocasião em que a reitora da Unesc, universidade parceira do Sescon-SP nesse projeto pioneiro, Luciane Bisognin Ceretta, falou da satisfação em receber o evento. “Queremos acolhê-los da melhor forma e proporcionar a todos grandes experiências, memórias e novas relações, afinal, um dos nossos propósitos é gerar conexões entre o segmento produtivo, a academia e a sociedade como um todo”.
Ao mencionar as experiências e os aprendizados com os seminários internacionais, o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, mencionou a pluralidade, diversidade e criatividade do empreendedorismo brasileiro. “Temos muitas coisas boas aqui e precisamos chegar até elas, conhecê-las, criar conexões, compartilhar e aplicar tudo que aprendemos em nossas vidas e nas nossas empresas”, disse o líder setorial.
Representando a FENACON, o presidente do Sescon-Sul, Alcebíades da Rosa Schefer, também recebeu os empresários contábeis. “Por si só este evento já é uma grande inovação. Desejo sucesso e que todos voltem para suas casas com muita bagagem”, disse.
Já a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, falou dos esforços da instituição de conectar o Brasil com Santa Catarina e Criciúma. “Temos muitos cases da nossa cidade para compartilhar e a nossa Universidade é excelência em pesquisa na graduação, na extensão e essa excelência precisa ser compartilhada também pelos talentos que têm”.
Por fim, o consultor em gestão empresarial Marcelo Zetune, agradeceu a todos aqueles que confiaram no projeto do seminário, como os participantes e os parceiros. “Um sonho só se torna realidade quando é compartilhado”.
O Gerente Sênior de Marketing da Thomson Reuters, Adriano Ferreira, também participou da abertura.
Conteúdos
Um dos destaques desse primeiro dia do evento foi a interligação das temáticas tratadas em todas as palestras e cases de sucesso apresentados, fluxo que facilitou o aprendizado e as trocas de experiências entre acadêmicos, palestrantes e participantes. Confira.
Gestão Ágil nas Organizações
Surgida em resposta às necessidades corporativas inseridas no atual mundo globalizado e em constante transformação, a gestão ágil veio para viabilizar a entrega de produtos de forma antecipada e incremental, ou seja, para proporcionar a excelência no atendimento.
A primeira palestra do seminário trouxe o tema com o consultor em Transformação Ágil, Cristiano Galina. “O método ágil veio para que possamos testar coisas de forma rápida, em ciclos curtos, para aprendermos, aplicarmos ou não, e seguirmos”, disse ele, ao destacar que é preciso a implementação de uma cultura de inovação nas empresas.
Inovação do Negócio e Processos/Metodologia Ágil
Em alinhamento à primeira palestra, os participantes puderam conferir o case de sucesso da Procer – Agrointeligência em Pós-Colheita, empresa sediada em Criciúma e referência em toda a América Latina em automação e tecnologia em armazenagem de grãos.
Os executivos da empresa, Tarcísio Cardoso Selinger, Alex Paranha e Eduardo Lourenço explicaram como a utilização de processos e metodologias ágeis implementadas na organização contribuíram de forma efetiva para inovar e diminuir as perdas na lavoura.
Gestão Humanizada
Tendência forte nas empresas hoje, a gestão humanizada se propõe a reter bons profissionais ao considerar as subjetividades, particulares e talentos de cada membro da equipe, sem deixar de lado as metas a serem batidas.
Outro destaque do primeiro dia do evento foi o case bem sucedido de gestão humanizada da Ema Software, especializada em sistemas de gestão empresarial. O fundador da empresa, Andre Marchioro, afirmou que um clima organizacional baseado apenas em lucro e competitividade acaba contaminando a equipe e que é possível criar um ambiente agradável, fraterno, divertido e que gere resultados. “Sim, felicidade dá resultados”, ressaltou.
Gestão Profissional
O lado humano da gestão também foi foco da palestra “Gestão profissional na prática”, conduzida pelo diretor da Anjo Tintas, Gian Tartari, que discorreu sobre o case de sucesso na Anjo Química.
Ao contar um pouco da sua própria história profissional dentro da empresa, o executivo destacou como é transformador o incentivo, um plano de carreira e oportunidades de crescimento nas organizações, fatores que motivam, engajam e trazem consistência à equipe.
Endomarketing no setor de serviços
Essa motivação e engajamento das equipes também ganhou contornos na palestra “O papel e a importância do Endomarkting no setor de serviços”, ministrada pela especialista em Gestão de Marketing e Comunicação, Elenice Padoin Engel.
A palestrante falou da importância do chamado Marketing Interno, focada no capital humano da empresa e na sua efetividade no combate aos grandes desafios dos recursos humanos das empresas hoje, como a falta de confiança, comprometimento, o medo de conflitos e a falta de atenção aos resultados.
Publicado em: 19/10/2022