Em mais uma ação para a extinção total da GIA – Guia de Informação e Apuração do ICMS em São Paulo, o Sescon-SP uniu-se à Secretaria da Fazenda do Estado e à Afrac em um encontro que reuniu mais de 300 pessoas em formato híbrido, entre representantes do Fisco Paulista, da contabilidade e de empresas desenvolvedoras de softwares.
A reunião se propôs ao esclarecimento e alinhamento de novas ações visando a redução de divergências entre a GIA e a Escrituração Fiscal Digital (EFD). Uma equipe técnica da Sefaz/SP, coordenada Ricardo Maciel, Walter Bentivegna e Claudio Ferreira, apresentou alguns pontos de atenção e os principais erros que têm dificultado o processo de extinção da Guia.
Desde abril, mais de 100 mil empresas já não precisam entregar a exigência, bastando apresentar a EFD, e agora as divergências precisam ser sanadas para que o processo avance e contemple a totalidade dos contribuintes paulistas.
Na oportunidade, o vice-presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Souza dos Santos, agradeceu à Secretaria por mais essa oportunidade, lembrando a participação ativa do Grupo de Trabalho formado pelo Sescon-SP, demais entidades congraçadas da contabilidade paulista, Sebrae, e uma equipe da própria Secretaria para o processo de simplificações de obrigações acessórias, especialmente a GIA, com trabalhos orientação técnica e conscientização de contadores e contribuintes.
Sefaz/SP, Sescon-SP e Afrac manterão um canal de comunicação permanente, principalmente, com as empresas contábeis e as empresas de software, visando a redução dessas divergências e inconsistências, para que o ano que vem tenhamos 100% dos contribuintes do ICMS dispensados da entrega da GIA.
Publicado em: 26/10/2023