A Reforma Tributária inaugura em janeiro um novo capítulo para a contabilidade brasileira. Mais do que acompanhar mudanças de alíquotas e legislações, o contador é chamado a reafirmar o caráter científico da profissão, unindo conhecimento técnico, visão estratégica e responsabilidade social. Foi com esse olhar que o vice-presidente Institucional da Aescon-SP, Benedicto David Filho, apresentou a palestra “A Essência da Ciência Contábil após a Reforma Tributária”, nesta segunda-feira, 22 de setembro, dentro da programação da 14ª Semana Paulista da Contabilidade. A moderação ficou a cargo do presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos.
Em sua fala, Benedicto estruturou o debate em cenários distintos, que mostraram desde uma transição sem sobressaltos até contextos mais desafiadores, nos quais se evidenciam ainda mais o protagonismo e a responsabilidade do contador. O empresário contábil destacou que, independentemente do caminho que se desenhe, a contabilidade permanece como pilar de segurança e adaptação, exercendo seu papel científico aliado às dimensões ética, social e legal da profissão.
O evento on-line contou com a abertura do presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, e da conselheira Marly Momesso Oliveira, já havia destacado a relevância da contabilidade diante de um cenário de transformação.
Publicado em: 23/09/2025