A superintendente da Receita Federal em São Paulo, Márcia Cecília Meng, visitou na manhã de 6 de julho, o Sescon-SP para renovar a parceria com a entidade e ressaltar a intenção da nova gestão da entidade de adotar uma fiscalização mais orientativa, em detrimento da punitiva, e de capacitação de contadores e contribuintes, motes sempre levantados pela entidade.
Na oportunidade, o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, reforçou o pleito recorrente da entidade para o fim das retenções de tributos sobre a prestação de serviços, que se tornaram obsoletas tendo em vista a evolução da inteligência fiscal dos últimos anos, mas ainda onerosas para os empresários e inclusive para o Fisco. Cenário esse endossado por Márcia Cecília Meng.
As lideranças também falaram sobre o papel de intermediador do Sescon-SP no relacionamento fisco/contribuinte e ainda sobre os benefícios do canal de diálogo aberto para que a entidade possa levar os gargalos, dificuldades e necessidades dos contribuintes no para a Receita. Foi tratada inclusive a possibilidade de criação de um grupo de trabalho permanente, entre o órgão e as entidades congraçadas contábeis paulistas, para o afinamento dessa atuação, nos mesmos moldes do que hoje já existe com a Sefaz/SP. Além disso, mencionaram a intenção de realização de eventos conjuntos para capacitação e orientação de contadores e empreendedores.
Participaram da reunião os vice-presidentes Administrativo e Financeiro do Sescon-SP, Benedicto David Filho e Jorge Segeti, os diretores Financeiros, Márcio Teruel e Júlio Linuesa Perez, a vice-presidente Administrativa da Aescon-SP, Inez Lemos Lopes, o gerente Jurídico e Institucional, Marcos Kazuo, a supervisora da Central de Serviços e Societário & Legal, Carolina Ananias, e o assessor Eduardo Lobato.
Publicado em: 07/07/2023