Ao participar nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, da primeira reunião do ano do Conselho Consultivo da Associação Comercial de São Paulo, que trouxe o Secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, para falar sobre “Perspectivas políticas e empresariais para 2025”, o presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos, indagou o convidado sobre como aumentar os investimentos públicos em infraestrutura, fator essencial para o crescimento do país, quando grande parte do recursos públicos são destinados a financiar déficit da Previdência, juros da dívida pública, emendas parlamentares e gastos com a máquina estatal.
Santos, questionou Kassab alegando que, ao destinar a maior fatia dos recursos públicos no pagamento de déficits, juros e custeio da máquina, não sobra recursos suficientes a serem destinados para áreas como saneamento, infraestrutura logística, mobilidade urbana e energia, criando um ciclo de baixo crescimento muito difícil de romper.
Em resposta, Kassab afirmou que a solução está em uma reformulação das políticas públicas, mencionando que, no futuro, as pessoas terão que trabalhar por mais tempo devido ao aumento da expectativa de vida. Kassab também destacou que os governos precisam enfrentar os desafios estruturais e agir para mudar o rumo da economia, inclusive com ajustes nas políticas fiscais e previdenciárias.
A palestra versou sobre temas como ambiente de eleições, voto distrital, reforma tributária, reforma administrativa, e outros assuntos políticos e econômicos.
A mesa de trabalhos foi composta, além de Gilberto Kassab, pelo presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, pelo presidente da CACB e da Facesp, Alfredo Cotait, e pelo coordenador-geral do Conselho Consultivo, Rogério Amato. O encontro reuniu entidades e diversas lideranças empresariais e setoriais, que, como o Sescon-SP, fazem parte do Conselho Consultivo.
Publicado em: 21/02/2025