Em encontro realizado na última sexta feira, 2 de agosto, o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, e representantes da Febraban discutiram desafios enfrentados pelas empresas contábeis no processo de contabilização, em virtude da falta de identificação do remetente ou destinatário em algumas movimentações bancárias, quando realizada por meio de TED, DOC, PIX e Depósitos.
A reunião destacou a importância de informações nas transações bancárias para contabilização mais eficiente. Muitos extratos bancários não oferecem identificação das partes envolvidas nas transações, uma lacuna que dificulta o trabalho dos contadores. E ssa limitação impacta diretamente na automação dos sistemas contábeis e na precisão da conciliação e fechamento contábil dos clientes.
Foi solicitado durante o encontro que os bancos incluam o CPF ou CNPJ do remetente e do destinatário em todas as movimentações, o que permitiria uma maior automatização e eficiência na conciliacao das contas contabeis. Também foi abordada a necessidade de implementar uma identificação clara para depósitos em espécie superiores a R$ 2 mil, com a possibilidade de tornar facultativa a identificação para valores inferiores.
Participaram do encontro pela Febraban Ivo Mosca, Vicente De Chiara, Eli da Silva e Walter Tadeu Pinto de Faria. Pelo Sescon-SP também participaram o gerente Jurídico e Institucional, Marcos Kazuo, e o empresário contábil Luiz Dias.
Publicado em: 05/08/2024