O presidente do Sescon-SP Carlos Alberto Baptistão esteve em Brasília nesta quarta-feira, 14, para participar do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. A entidade trabalhou junto a bancada paulista na coleta de assinaturas para a criação da frente. Na ocasião era necessário 1/3 (198) de assinaturas dos membros do Congresso. “Conseguimos o apoio dos 232 deputados e 13 senadores que colaboraram para essa conquista, em um tempo recorde, em menos de um mês. É uma grande vitória da profissão contábil. É uma valorização da nossa profissão”, disse Baptistão.
Baptistão lembrou que o Sescon-SP está sempre próximo do governo municipal e estadual de São Paulo, mas é sempre bom também estar próximo dos deputados e senadores, que votam as leis e alteram a profissão e o dia a dia da categoria. “Agradecemos a Fenacon, ao CFC e ao Ibracon e ao deputado federal Júlio Cesar que encamparam essa frente e também aos demais deputados que assinaram essa frente”, disse.
O objetivo é estimular e valorizar a participação dos profissionais da contabilidade nas mais diversas discussões temáticas de interesse no país. O grupo será estratégico para acompanhar a tramitação de proposições legislativas, fornecer subsídios técnicos e a busca por aperfeiçoamento da legislação relacionada à carreira, às atribuições e às prerrogativas da classe contábil. A Frente servirá para que a classe possa apresentar sugestões, dar suas opiniões e assessorar deputados e senadores, além de cooperar com a defesa dos interesses da Contabilidade brasileira.
Na solenidade, o presidente da Fenacon Daniel Coêlho afirmou que a frente estará presente nas discussões de interesses empresariais, na evolução da profissão e também na melhoria do ambiente de negócios do país. “Esse momento é crucial porque estamos debatendo a Reforma Tributária. Nós conhecemos muito na prática o que nossos clientes e nós mesmos sofremos como empresários. E por isso precisamos ser ouvidos pelos parlamentares. Precisamos de simplificação, menos burocracia e que nenhuma empresa seja onerada, especialmente as empresas de serviços”, disse.
O presidente do CFC, Aécio Dantas afirmou que historicamente a Contabilidade sempre trabalhou para contribuir para a evolução de empresas e de nações. “E o lançamento dessa frente é mais um passo nesse sentido. Ela foi criada com o intuito de fortalecer e de defender a profissão contábil, mas não vai se restringir a isso. Queremos estar envolvidos diretamente nas discussões de matérias relacionadas à Reforma tributária, o arcabouço fiscal, e tantos outros temas trabalhistas, previdenciários, etc.”, disse.
Publicado em: 16/06/2023