Sempre atento às pautas que impactam o empreendedorismo e os pequenos negócios, o Sescon-SP, por meio do seu presidente, Antonio Carlos Santos, participou nesta sexta-feira, 21 de março, da palestra “Os problemas das empresas no Simples na reforma tributária”, promovida pelo Conselho de Orientação e Serviços da Associação Comercial de São Paulo.
Durante o evento, o especialista em tributos estaduais, José Clovis Cabrera, destacou a importância da atuação do Sescon-SP e das entidades contábeis no processo de implantação da reforma tributária. Segundo ele, é justamente a classe contábil que compreende, na prática, os impactos da mudança e tem se posicionado para proteger os pequenos negócios.
Cabrera afirmou que 2,5 milhões de empresas varejistas do Simples Nacional, que comercializam produtos isentos (como os da cesta básica) ou com alíquota reduzida (como alguns medicamentos), deverão ser tributadas normalmente com a implantação da CBS e do IBS, perdendo competitividade frente às empresas que atuarão no regime normal.
A atividade foi coordenada por Márcio Massao Shimomoto e Humberto Gouvêa, integrantes do COS da ACSP.
Publicado em: 21/03/2025