O que sua contabilidade significa para seus clientes?

Em tempos tão difíceis como o que vivemos hoje, durante uma pandemia, é importante olhar para trás, e para o presente, a fim de compreender o que a sua contabilidade representa.

Por quanto tempo as contabilidades foram reduzidas a meras obrigações? Apenas mais uma burocracia exigida pelo governo, que tira um pouco mais do dinheiro do caixa todo mês… Entre outros pensamentos que nunca foram realmente justos com o seu trabalho e esforço.

Ser contador requer fibra. Tantos anos de estudo, todo o trabalho necessário para levantar o escritório, cuidar dele e garantir que os clientes recebessem o melhor serviço, muitas vezes para não ser reconhecido. Bom, a culpa não é sua por não saber como reagir ou se posicionar diante de críticas tão duras e injustas… Mas, é preciso colocar um basta nisso e ressignificar a sua função. E é disso que falaremos hoje.

Seus serviços têm o significado que você dá a eles

Embora a Contabilidade seja algo essencial para o crescimento de uma empresa, nem todo cliente verá seu serviço dessa forma. Afinal, a correria diária e alguns elementos da nossa natureza humana nos fazem ignorar certos detalhes. Esquecemos do que é bom, mas costumamos lembrar do que é ruim.

É apenas durante situações críticas que enxergamos o bem que algumas pessoas e seus serviços nos fazem. Gostamos de usar uma metáfora sobre o oceano, faróis e barcos em meio a uma tempestade, veja a seguir.

Sobre ignorar detalhes no dia a dia

Em dias onde o céu está limpo, os barcos seguem faróis para chegar à terra firme porque seus capitães foram ensinados a fazer isso. Poucos realmente param para admirar a beleza do farol ou pensar na importância dele estar ali. É apenas durante uma tempestade, quando o mar ameaça engolir as embarcações menores, que os capitães passam a agradecer pela existência do farol e reconhecem sua importância para encontrar terreno seguro. Claro, as embarcações maiores, com capitães mais experientes, resistem à tormenta e já estão habituadas a enfrentar problemas e contar com o apoio do farol e do faroleiro… Mas, isso não acontece com todo mundo.

Contextualizando o seu papel em tudo isso

Nessa história imaginária, o faroleiro é o contador e o farol a contabilidade. Já as embarcações menores e menos experientes são empresas recentes, que ainda estão aprendendo a se estruturar e que, muitas vezes, não sabem reconhecer a importância do contador.

Enquanto isso, as empresas já consolidadas sabem que a importância da contabilidade vai além das obrigações e inclui uma série de preparativos e medidas de segurança e conformidade para o negócio.

Trazendo essa história para a sua realidade, não dá para esperar que seus clientes reconheçam sua importância apenas durante uma crise. É preciso saber se posicionar e mostrar que seus serviços vão além do preço, além da expectativa de cumprir obrigações. 

Dê ainda mais significado ao seu trabalho

É normal que nos aproximemos de clientes que nos dão valor e enxergam a importância do nosso trabalho. Mas, é preciso fazer um esforço para dar ainda mais significado à sua marca e seu trabalho, se aproximar dos clientes que você possui e mostrar que pode ajudá-los de maneiras que eles nem imaginam.

Talvez, alguns clientes paguem você apenas para a emissão de guias e o envio de notificações da Receita Federal, acontece! O que realmente muda o jogo e a forma como você é visto no mercado não é o quanto você ajusta seus preços para fazer frente à concorrência, mas como se comunica, como transmite os valores da sua contabilidade e a diferença que o seu trabalho faz.

Ou seja, não é o que você faz enquanto contador, mas como transmite a mensagem do que faz.

Em tempos de pandemia, pense nisso. Reveja sua comunicação, entenda como seus clientes estão vendo sua contabilidade e o que você pode fazer para ajudá-los. Posicione-se, mostre-se como um grande aliado e, como o farol, guie-os em segurança em meio à tempestade que vivemos. Antes mesmo de tudo isso passar, independentemente dos resultados, você será lembrado como um pilar estratégico, um aliado valioso.

Leia também

A importância da parceria contábil durante a pandemia

Seja um Associado SESCON-SPCarteirinha de Associado
1