Posicionamento digital do seu escritório contábil: melhore em 5 passos

Algo que a pandemia trouxe como lição foi a utilização do digital como estratégia importante de vendas e relacionamento. A internet, que já estava muito presente no cotidiano das pessoas, agora é parte essencial das atividades Isso significa que empresas sem posicionamento digital dificilmente terão um futuro próspero. Já parou para pensar nisso?

Se você é uma dessas pessoas que marcam presença nas redes sociais de forma aleatória e sem planejamento, saiba que ainda dá tempo de mudar essa postura e pensar no seu posicionamento digital de forma coesa e estratégica.

Independente do porte do seu escritório contábil, melhorar o posicionamento digital dele sempre irá atrair mais clientes, além de estabelecer uma relação mais estreita e direta com os que você já possui.

Então, Confira 5 passos iniciais que te trarão progresso no posicionamento digital. Esse é o início de um longo caminho para iniciar e fortalecer sua presença digital. Confira!

Aprenda sobre o seu público-alvo

O contador conhece os negócios com os quais trabalha. Mas, é muito fácil entrar no piloto automático e fechar os olhos para algumas necessidades do cliente que vão além das obrigações. Isso não acontece de propósito e o contador, muitas vezes, está em uma rotina cansativa e acelerada.

Por isso, é importante desacelerar um pouco, rever o público-alvo e entender melhor a clientela, suas necessidades e também anseios. Com isso, você pode direcionar seus conteúdos e comunicação de uma forma muito mais assertiva.

Isso dá certo mesmo? Sim! As pessoas pesquisam sobre diversas coisas todos os dias nos mecanismos de busca e redes sociais. Para ter visibilidade, é preciso ter presença. E para ter presença é preciso ter conteúdo publicado!

Você só irá alcançar o seu público se souber o que ele quer e precisa. Caso contrário, vão aparecer pessoas aleatórias, que não se encaixam no perfil da empresa.

Ter mais clientes sempre será importante e você continuará com os seus, reforçando relacionamentos e construindo novas oportunidades ao utilizar as ferramentas da internet.

Foque nos clientes que já possui

E por falar em reforçar relacionamentos, buscar mais clientes é sempre bom, mas manter os clientes fiéis é melhor ainda! São eles que te fizeram chegar até onde você está e provavelmente, os que mais retornam para comprar ou usufruir novos serviços.

Trabalhe junto aos seus clientes para seu escritório crescer na internet, pedindo para que eles compartilhem seu site ou sua página. Ofereça descontos, faça promoções ou mesmo foque no que eles mais precisam, fazendo com que eles sejam o motor para seu posicionamento digital.

Adapte sua comunicação para melhorar seu posicionamento digital

A forma como você se comunica com seus clientes pode ser um problema muito grande para conseguir um posicionamento digital.

Entenda que na internet, você vai ter todo tipo de pessoas, desde as mais esclarecidas até as que não entendem nada dos jargões que são da área/mercado.

Se você já conhece seu público, tente buscar uma aproximação com essas pessoas. Use a linguagem e a forma de se expressar para gerar identificação e aproximá-los do seu escritório contábil.

Aprimore seu site e crie um blog

Se você já tem um site, você pode criar uma área para postar seus textos nele. O marketing de conteúdo é muito importante para o posicionamento digital e visibilidade nos mecanismos de busca. Além de ser uma importante fonte de informação para os clientes.

Se você não tem ainda, pode começar a pensar nessa possibilidade. Crie seu site e blog o quanto antes!

Ter um site vai facilitar o acesso dos seus clientes e futuros clientes a você, sem que seja necessário gastar muito com investimentos em propaganda. Para ter um site, o mais importante é que ele seja legível, otimizado e compatível com as diversas telas.

Se você aprender um pouco sobre SEO, você mesmo pode ser a pessoa que vai publicar seus textos.

Caso você queira, você também pode contratar um redator ou agência para alimentar o seu site dependendo da frequência de textos que você quiser.

Fale sobre assuntos relevantes

Já falamos sobre isso anteriormente, mas vale a pena repetir! Ao criar conteúdos para site, redes sociais, blog ou e-mail, lembre-se sempre de oferecer o que seu público quer e precisa. 

Comece falando sobre temas de fácil acesso como imposto de renda, impostos para MEI, gestão financeira para empresas. Os assuntos e dúvidas mais comuns são os que costumam trazer mais visualizações.

Você também pode focar em assuntos técnicos e relevantes, caso isso vá de encontro com o momento do seu escritório e com as necessidades dos seus clientes. A linha editorial dos seus conteúdos vai depender muito do tipo de público que deseja atingir. 

Lembre-se que quem está do outro lado da tela não possui o seu conhecimento. Essa pessoa vai atrás de informações importantes para a vida pessoal ou profissional e, não busca coisas que só pessoas da área contábil entendem.

Por isso, ao invés de escrever de forma rebuscada e técnica demais, é importante criar conteúdos que vão de encontro com a realidade dos clientes que você já tem e daqueles em potencial.

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